SOS Pesquisa e Rorschach - Guenia Bunchaft

fechar
 Nome: 
 Email: 
  

 

Artigos

  • • Fatores de Influência na Sexualidade de Mulheres com Disfunção Sexual( The Impact of the Self-Esteem in the Sexuality)

    Autora: Maria Claudia de Oliveira Lordello

    Orientadora: Guenia  Bunchaft

    Local: Chicago

    Congresso: World Meeting on Sexual Medicine

    Data: 27 de Agosto

    Resumo:

    A pesquisa teve como objetivo investigar a influência da autoestima, da idade e do nível de instrução na sexualidade de mulheres com disfunção sexual. Foi aplicada a Escala de Autoestima de Rosenberg e o Quociente Sexual Feminino em 139 mulheres com queixas nessa área. Os principais resultados foram:

    1- a autoestima influiu positivamente na satisfação sexual;
    2- a autoestima elevada levou a um aumento do desejo sexual, da importância atribuída às preliminares e à capacidade de sentir orgasmo;
    3- a idade influiu positivamente na sexualidade, levando as mulheres de até 30 anos a darem mais importância às preliminares e a terem mais capacidade de atingir o orgasmo e as acima de 45 ter sua sexualidade comprometida;
    4- o nível de escolaridade, ao contrário do que se supõe, não influi na sexualidade.

    Os resultados foram interpretados em função da valorização social da beleza e da estética, que tornam o envelhecimento uma fase de abandono da sexualidade. Foram também abordadas as dificuldades típicas da faixa dos 31-45 anos, em que as mulheres estão vivendo relações estáveis e os filhos dificultam o relacionamento sexual.