SOS Pesquisa e Rorschach - Guenia Bunchaft

fechar
 Nome: 
 Email: 
  

 

Aplicação do Rorschach em candidatos a cargos de chefia

No nosso mundo em constante mudança por conta da globalização, com o cenário empresarial cada vez mais competitivo, está cada vez mais em foco a importância de se conseguir selecionar um indivíduo para exercer a função de chefe bem sucedido. Considera-se que o bom desempenho e o sucesso do indivíduo no cargo de chefia é   determinado, principalmente, por suas características de personalidade.

O Psicólogo Organizacional costuma se preocupar com a avaliação de personalidade. Prefere, porém, no contexto de RH, utilizar testes objetivos; estes são mais fáceis de aplicar e corrigir, tendo em vista que o número de candidatos para cada vaga que se abre costuma ser muito grande. O Rorschach não costuma ser escolhido em primeiro lugar na seleção de pessoal, devido ao número de horas dispendido para aplicá-lo, corrigi-lo e interpretá-lo.

Mas os testes objetivos têm várias desvantagens, das quais se destacam: 1-são facilmente manipuláveis por uma pessoa inteligente, que pode distorcer suas respostas de modo a dar uma impressão favorável ao selecionador; e 2- resultam em uma avaliação muito superficial da personalidade do indivíduo.

Por outro lado, os testes projetivos, como o Rorschach, estimulam uma   tal variedade de respostas que se torna praticamente impossível ao candidato direcionar as suas respostas em um sentido positivo. Além disso, proporcionam ao psicólogo uma avaliação mais profunda do funcionamento psicológico do indivíduo. O Teste de Rorschach, em especial, permite a avaliação, dentre outros, dos seguintes aspectos importantes para a função de chefe: nível intelectual, variedade de interesses, equilíbrio emocional, auto percepção, capacidade de resistência à frustração, produtividade, capacidade de adaptação ao trabalho, nível de aspiração, ajustamento e facilidade de relacionamento interpessoal.

Assim, no caso de candidatos a cargos de chefia, proponho-me a aplicar e corrigir o Teste de Rorschach, que fornecerá aos interessados um perfil de personalidade profundo e completo.